A excelência na qualidade dos serviços, a transparência nos processos de prestação de contas e a responsabilidade corporativa conferiram à Cocre o prêmio Digital Conference, concedido na última terça-feira (24) pela Atlas Governance, considerado o maior portal de governança da América Latina. A solenidade contou com a participação de Nivaldo Camillo, CEO, Fernanda Mella, gerente de governança, e Thamires Garcia, assistente da área.
Em uma realização inédita, a Cocre se sagrou como vencedora nas categorias Digital Governance Award, que reconhece a instituição com melhor aplicação das Boas Práticas de Governança, e Digital Governance Officer, que premia os responsáveis pela gestão do processo, neste caso, a gerente Fernanda Mella, foi a profissional premiada. Os prêmios conquistados tornam a companhia como a primeira cooperativa do país a ser premiada.
Promovida desde 2019, a iniciativa visa reconhecer as instituições que aplicam as Boas Práticas de Governança e os profissionais que tornam o processo simples, acessível e digital. O método de seleção, análise das empresas e definição dos premiados é realizado exclusivamente pela Atlas Governance. Para a avaliação são consideradas empresas de capital aberto e fechado, cooperativas, estatais e sem fins lucrativos.
Entre os critérios de avaliação, a instituição adota como parâmetros: a disponibilização dos documentos das reuniões com antecedência, assim como o acesso prévio aos arquivos; nível de deliberação das assembleias e, a formalização dos convites e convocações dos compromissos, publicações de ATA, assim como a interação dos membros convocados.
Entende-se como um processo bem estruturado de Governança, quando a reunião apresenta um bom embasamento e tem materiais consistentes para o alinhamento das estratégias. Esse sistema é importante, pois, o Conselho é o representante dos cooperados e, por isso, conseguir demonstrar a transparência e a confiabilidade dos processos é fundamental para o associado, uma vez que isso reflete a robustez da cooperativa.
Segundo a gerente de Governança Corporativa, Fernanda Mella, a conquista representa a eficiência das implementações realizadas pela cooperativa.
“Para a Cocre, o recebimento do prêmio demonstra a importância de estar sempre atento às melhores práticas de governança. Todo esse processo vai configurar em uma reunião mais produtiva e decisões mais assertivas, contribuindo para uma Governança bem estruturada e perenidade da Cooperativa”, explica Fernanda.
“Hoje em dia, se fala muito no conceito de Governança. As empresas que não conseguirem se adequar, vão ficar defasadas, pois, o cooperado quer sentir segurança naquilo em que está investindo e confiar na instituição em que estão. Se não houver esse sentimento, com certeza, não vão ficar. E Governança é isso, é ter esse olhar para a equidade e diversidade, para que todas as decisões sejam tomadas pelo coletivo e não para o bem de um indivíduo”, destaca Nivaldo Camillo, CEO da Cocre.
“Quando a Cocre quebra os paradigmas, investe em tendências tecnológicas para oferecer soluções avançadas para a prestação de serviços, ela mostra que está preocupada com o coletivo, pois, se o cooperado permanece, é porque acredita, confia na instituição em que está inserido e de que o Conselho vai representar o interesse de todos. Se não tiver a Governança intermediando essa relação com imparcialidade, o processo fica mais complicado. Afinal, se o negócio vai mal todos perdem, assim como se vai bem, todos saem ganhando”, ressalta a gerente.