Nivaldo Camillo – Diretor Executivo da Cocre
Nos últimos anos, temos vivido uma grande mudança no que diz respeito a valoração que se dá ao trabalho. As pessoas têm percebido que suas vidas vão além de um escritório ou de uma atividade profissional desempenhada ao longo das suas jornadas. E são essas percepções que têm provocado, por exemplo, momentos como o chamado “a grande resignação”, nos quais os profissionais têm saído de seus trabalhos para buscar qualidade de vida e, sobretudo, propósito.
Longas jornadas, humilhação, cobrança excessiva, demandas apenas para satisfazer acionistas ou à corporação, falta de qualidade de vida, desequilíbrio emocional, liderança ruim, falta de perspectiva de carreira e de vida, perda da saúde mental… Nós passaríamos horas elencando os pontos que têm feito as pessoas tomarem a decisão de deixarem seus empregos em grandes companhias para partir, muitas vezes, para um empreendedorismo digital ou uma atividade que pague até menos que antes, mas que na conta do todo faz muito mais sentido.
Contudo, o que mais tem me chamado a atenção nesses últimos tempos é a mudança do trabalho pela busca de um propósito claro e bem definido. Tenho notado isso enquanto CEO da Cocre.
Todos os dias, pessoas me procuram para pedir uma oportunidade ou, no mínimo, buscar saber o que precisaria ser feito para trabalhar em nossa instituição. Como líder da cooperativa, claro, encho-me de orgulho, já que isso representa o esforço de cada um dos nossos colaboradores na construção de um negócio rentável, mas que não sobrecarrega nem explora a saúde mental ou física das pessoas. Muito pelo contrário, na Cocre, temos a filosofia de que se você não estiver feliz, nós precisamos mudar alguma coisa, já que felicidade é um quesito básico para trabalhar, produzir e dar resultados. Claro, às vezes a infelicidade está na própria pessoa, mas até nisso podemos ajudar. E ajudamos!
Como cooperativa, nós também vivemos os impactos da grande resignação, mas de um modo muito maduro e voltado para o propósito das pessoas. Se para alguém o propósito estava em morar em outra cidade e ser feliz, o meu papel enquanto líder é o de ajudar essa pessoa a alcançar esse objetivo da melhor forma possível, pois é assim que eu vejo uma empresa de valores hoje: a que ajuda as pessoas a realizarem os seus sonhos. Se nós a apoiamos, entramos em um acordo de que ambos poderão se ajudar enquanto estiverem juntos.
É assim que o propósito da organização e da pessoa é vivido de forma plena e clara, com muito alinhamento de expectativas e, no fim, a realização. Quando ela vai embora, deixa para a organização um legado de desenvolvimento e leva consigo todo o nosso apoio, uma força de uma cooperativa que esteve presente na construção desse sonho e que terá marcado para sempre a sua vida.
Acredito muito que alinhamento de propósito seja isso: uma comunicação clara, sincera e objetiva daquilo que cada um quer para a própria vida, alinhado àquilo que a organização quer para o seu negócio e espera da pessoa que desempenha determinada função.
É assim que temos trabalhado e é assim que temos chamado a atenção de muitas pessoas de grandes corporações. Muitas vezes, não temos a melhor remuneração e não somos os maiores do nosso segmento, mas temos aqui um olhar genuíno para as pessoas e um compromisso com a realização dos seus propósitos e sonhos.
Nós olhamos e tratamos as pessoas como elas são, independentemente do sonho, da religião, da orientação sexual, da etnia, do time de futebol ou do tipo de bebida que ela aprecia (se aprecia). Para nós, o que vale é o ser humano e nós fazemos questão de colocar isso em todas as nossas ações.
Agora, vou dizer a você que leu esse texto até o final o que sempre digo a quem me procura querendo uma vaga na Cocre: para mim, é um prazer que você queira trabalhar conosco. Se você quer, nós também queremos. Então, o primeiro passo é contar um pouco sobre você em nosso site, seus sonhos, ambições e como você poderia nos ajudar. Temos muitas vagas abertas e, se você se enxergar em alguma delas, teremos o prazer de conversar e ver se os nossos propósitos se alinham. Se isso não acontecer hoje, pode ser que aconteça no futuro. Se nunca acontecer, vamos tentar de todas as formas ajudar você a descobrir onde seus objetivos podem se enquadrar melhor. Porque o que importa nessa vida é ser feliz e disso nós não abrimos mão.