Os novos conselheiros fiscais do Sicoob Cocre para o biênio 2024-2026 tomaram posse hoje, 12/07/2024, em uma reunião oficial realizada na Unidade Administrativa da Cooperativa.
Os Conselheiros Efetivos são: Ricardo Lorenzi Pupin, que já atuava no biênio anterior, Aline Viviane Pelaes e Guilherme Gorga Mello. O novo Conselho conta ainda com o Conselheiro Suplente Rodrigo Satolo Batagello.
A nova composição substitui Célia Regina Zanin, Valter Luis Graciano, Fabrício de Almeida Cesarin, Renata Furlan Lopes e Ivan Santin, que deixam o cargo após cumprirem o prazo de mandato previsto no estatuto da cooperativa.
A eleição de membros do Conselho Fiscal acontece a cada dois anos, seguindo um dos princípios do cooperativismo: gestão democrática. Eles são eleitos pelos próprios cooperados, durante Assembleia Geral Ordinária, que no caso da Cocre aconteceu no mês de abril desde ano.
O Conselho Fiscal de uma cooperativa de crédito é essencial para garantir a transparência e a conformidade das operações financeiras.
Ele supervisiona transações, realiza auditorias, verifica a conformidade com leis e regulamentos e protege os interesses dos cooperados, assegurando o uso ético e eficiente dos recursos da cooperativa.