O Agro é cooperativo e inclusivo

Dalton Dorighello - Gerente Comercial AgroDalton Dorighello – Gerente Comercial Agro

 

O Brasil é, sem dúvida, o maior player agropecuário mundial e é neste cenário que se figuram as maiores cooperativas: sim, as maiores cooperativas do mundo são AGRO!

Segundo a Organização  das Cooperativas Brasileiras (OCB), o  país possuí mais de 1200 cooperativas agropecuárias com quase 1 milhão de produtores rurais  associados , que são responsáveis por incríveis 54% da originação agrícola do Brasil. Mais da metade do que produz o principal segmento econômico do país passa, de uma forma ou outra, por um sistema cooperativista.

Os  destaques não param por aí: no fim de 2021, a Forbes elegeu as 100 maiores empresas do agronegócios brasileiro e, entre tais, 27 são cooperativas agro que não apenas geram divisas, mas que produzem e garantem segurança e qualidade a mesa dos consumidores.

As marcas são velhas conhecidas dos consumidores que, por vezes, não fazem ideia de que naquele produto existe o cooperativismo e o propósito e, por isso, devem ser cada vez mais valorizadas. Para citar poucas das gigantes: Frimesa, Castrolanda, Copacol, Lar, Aurora, entre outras, que levam em seus rótulos os mesmos valores. Consumidor, valorize-as!!

Muito se passou de 1844 e a fundação da Sociedade dos Probos de Rochdale, o marco mundial do início do cooperativismo e, de lá, diversos outros segmentos de cooperativas foram criados e proporcionaram desenvolvimento a sua região de atuação. No entanto, nos ramos de cooperativas agropecuários e de crédito reside ainda um grande sinergismo.

As cooperativas agropecuárias reúnem produtores rurais e têm a função de receber, armazenar, processar, comercializar, industrializar a produção dos seus cooperados, além de oferecer serviços técnicos e atuar no desenvolvimento social. Toda essa atividade demanda de recursos financeiros e nada é melhor que uma cooperativa de crédito para cumprir esse papel: fomentar a atividade agropecuária.

Assim foi a história da Sicoob Cocre. Uma cooperativa de crédito do interior de São Paulo que nasceu como COCREFOCAPI – Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, para hoje atuar em todos os segmentos econômicos e, claro, mantendo suas raízes no setor agropecuário.

A inclusão e diversidade também evoluem paralelamente no agro e no cooperativismo: se em 1844 havia uma mulher entre os 28 operários na fundação do cooperativismo autêntico e uma participação discreta ou considerada secundária no agro, hoje elas são igualmente listadas na Forbes e ocupam cada vez mais cargos liderança no universo agro e cooperativista: elas lutam, produzem e cooperam como uma mulher!

A agricultura permeia a história como agente transformador da sociedade, a partir do momento em que aldeias surgem com o alvorecer da atividade agropecuária (Período Neolítico) e, assim ainda ocorre, com o protagonismo agropecuário somado ao cooperativismo e do desenvolvimento pujante que essas atividades proporcionam.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *