Nivaldo Camillo – Diretor Executivo da Cocre
A cada instante fica mais nítida a relevância da internet e da evolução das tecnologias em toda a sociedade, sobretudo em setores como o financeiro.
Isso porque a maioria dos processos manuais tornaram-se automáticos e digitais, fazendo com que o serviço de um banco, por exemplo, possa ser prestado mesmo sem nunca o cliente ter pisado em uma agência.
Mas junto com as facilidades, vem também as exigências por parte do próprio mercado. Se a evolução da tecnologia permite que mais instituições financeiras sejam abertas em todo o país, sobretudo as chamadas fintechs, a necessidade de possuir diferenciais competitivos relevantes também cresce.
Somado ao atual momento e a evolução da internet, ainda é importante destacar a pandemia do Covid-19 que trouxe a crise econômica e uma série de adaptações pelas quais as pessoas precisaram passar com relação ao dinheiro.
Então, ao falar de diferencial competitivo no setor das finanças é preciso olhar para uma série de fatores.
Atendimento e personalização
Esses são dois pontos importantes que devem ser levados em consideração quando falamos do mercado das instituições financeiras: atendimento e personalização.
Como citamos anteriormente, o “boom” das fintechs tirou dos bancos o diferencial do atendimento. Isso porque essa é uma modalidade totalmente online e apesar das facilidades, o famoso “olho no olho” ficou para trás.
Por isso, uma das exigências do mercado para se destacar é exatamente o atendimento. A exemplo de uma instituição que também preza pela agilidade e facilidade do mundo online, mas sem deixar de lado a presença pessoal e próxima, destaco as cooperativas de crédito, em especial a Sicoob Cocre.
Existe, sim, uma preocupação em modernizar o atendimento e facilitar a comunicação via internet, mas prezar pelo contato pessoal com atendimento individual nas agências ainda é importante!
Taxas especiais e cuidado com o cliente
Hoje o mercado de finanças é bastante exigente com relação ao cuidado com as pessoas. Apesar da tecnologia, o pilar da humanização está cada vez mais e alta e as instituições financeiras precisam se atentar a isso.
Considerando o contexto de pós crise e os prejuízos financeiros causados pelo coronavírus, é indispensável pensar na necessidade de se criar ferramentas e condições que auxiliem as pessoas.
Empregos foram perdidos, salários diminuídos e o enfrentamento de uma inflação extremamente elevada. Cabe às instituições financeiras ajudar quem realmente precisa de taxas menores de juros pra os empréstimos, por exemplo, além de condições de créditos especiais e qualquer outra ação que possa atender as necessidades de quem precisa.
Quando falo desse cuidado especial para com os clientes e a preocupação em trazer propostas de taxas menores, justamente para ajuda-los no momento mais delicado, estou falando de instituições cujo diferencial é cuidar das pessoas.
O mercado exige isso e é o que eu, como CEO da Cocre, cooperativa de crédito do sistema Sicoob, também acredito!