Piracicaba e Mogi Mirim recebem em outubro 3ª edição do Projeto Moedinha

Evento traz app com jogo embasado nos 17 ODS da ONU, além de teatro e oficinas

 O desenvolvimento sustentável é tema da 3ª edição do Projeto Moedinha, que circulará a partir de outubro pelas cidades de Piracicaba e Mogi Mirim, levando a peça teatral “Moedinha” para escolas municipais e estaduais, além de oficinais de formação para professores. O projeto de educação financeira, lançado em 2019 pela Sicoob Cocre, traz neste ano uma novidade que promete levar ainda mais interação para os participantes. O destaque vai para um aplicativo em formato de jogo contendo perguntas que passeiam pelas áreas do cooperativismo e da educação financeira, embasadas nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU).

Pelo menos quatro escolas nas duas cidades serão contempladas com o projeto. Estão marcadas duas apresentações teatrais em cada uma das instituições. Por meio das peças, as crianças terão a oportunidade de conhecer e compreender um pouco mais da educação financeira.

As oficinais de formação dos professores vão ser ministradas neste ano pela Dra. Me. Mariana Cunha e ganharão o reforço do jogo obtido por meio do aplicativo Moedinha. A ideia é fazer com que os formadores estejam aptos a levar a educação financeira para as crianças de uma maneira leve e descontraída. “Saímos do jogo de tabuleiro, que funcionava muito bem, para o app, porque acreditamos na força do digital no nosso dia a dia”, explica Mariana.

“Investir em educação financeira já na infância gera inúmeros benefícios que refletem na formação de um adulto mais consciente e responsável em relação às finanças em geral. Acreditamos que essa é uma das formas que a Cocre contribui ativamente com o desenvolvimento sustentável e reforça o seu posicionamento no cumprimento do quinto princípio do cooperativismo que é a educação, formação e informação”, ressalta Fernanda Mella, gerente de ESG.

“O Cooperativismo tem o poder de transformar as comunidades onde está inserido, promovendo inclusão financeira e elevando o índice de desenvolvimento dessas localidades. Nosso papel é contribuir para que o mundo se torne melhor, um pedacinho por vez, através da educação, da nossa participação para que essa e as futuras gerações compreendam que é possível prosperarmos juntos”, afirma Gislaine Xavier, Superintendente de Gestão da Estratégia da Sicoob Cocre.

O Projeto Moedinha é uma iniciativa da Sicoob Cocre, realizado pela MR2 Cultural, com apoio da Think Projetos e tem como objetivo aproximar a educação financeira das crianças. Por esse motivo, desde 2019, a iniciativa vem circulando pelas escolas da região de Piracicaba, reforçando por meio de peças teatrais a importância de ações simples no dia a dia que podem transformar uma realidade. A formação dos professores é tão importante quanto a das crianças, justamente pelo fato desses profissionais poderem se tornar agentes transformadores na sociedade onde vivem. “Acreditamos muito neste projeto e nos orgulhamos dos resultados, porém queremos torná-lo cada vez maior”, reforça o diretor executivo da Sicoob Cocre Nivaldo José Camillo de Oliveira.

SERVIÇO
Projeto Moedinha
03/10 – E.E. Professor Jaçanã Altair Pereira Guerrini
04/10 – E.M Professora Ada Buselli Neme
05/10 – EMEB Profª Maria Nilsen Oliveira Leite
06/10 – EMEB Dona Sinhazinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *