Investimentos foi a pauta que norteou o diálogo entre a equipe técnica da Cocre, cooperativa que integra o Sistema Sicoob e os 57 cooperados que participaram da sétima edição do programa Café com Investidores, realizado recentemente, no auditório do Espaço de Negócios, em Piracicaba.
Na oportunidade, a iniciativa promovida pelo Financeiro, contou as agências do Espaço de Negócios, Cocre Store (Shopping Piracicaba) e Vila Rezende, que tiveram a importante missão de convidar os cooperados para a atividade.
Entre os tópicos abordados pela equipe técnica, os cooperados puderam conferir a apresentação institucional da Cocre e o panorama atual da cooperativa; cenário econômico atual e projeções futuras; e por fim, recomendações das linhas de investimentos disponíveis para aplicações como RDC, LCA e LCI.
Segundo o gerente regional, Kallyl Ribeiro, o evento foi a oportunidade de apresentar toda gama de possibilidades disponíveis na Cocre, além de fortalecer a parceria entre a cooperativa e o cooperado.
“Durante o encontro tivemos a percepção de que os cooperados ficaram muito felizes e agraciados pelo momento de conhecimento que proporcionamos, com uma comunicação transparente, simples de entendimento em que conseguiram entender o nosso propósito de apresentar o mercado e, consequentemente as rentabilidades que a cooperativa proporciona em questão de financeiro”, destacou Kallyl.
Para o superintendente administrativo financeiro, Heitor Torrezan, a iniciativa tem o propósito de fortalecer a relação entre cooperado e Cocre, com o objetivo de estabelecer um vínculo de confiança aberto e transparente em que podemos apresentar as melhores opções disponíveis de investimentos.
“Nosso papel como colaboradores é o de atuar como conselheiros confiável do associado, para que toda vez em que ele manifestar o interesse em produtos ou serviços relacionados a uma instituição financeira, que encontre em nós a figura de um “guia”. Essa relação de ter uma equipe técnica explicando detalhadamente, indicando o tempo ideal para investir de uma forma personalizada para aquele associado, faz a diferença, pois esclarece todas as dúvidas”, explicou o superintendente.
8ª e 9ª edição
A penúltima edição aconteceu em Santa Bárbara D’Oeste, na oportunidade, cerca de 10 cooperados indicados pela agência participaram do encontro.
Já o último evento envolveu a participação de 20 convidados associados da agência de Rio Claro.
Considerando as duas últimas edições realizadas, o programa já envolveu a adesão de aproximadamente 170 cooperados, em pouco menos de cinco meses de implantação.
“Por meio desse evento o associado consegue compreender o real propósito da cooperativa e isso, faz com que essa relação seja benéfica para todos os lados, afinal não adianta só um lado ganhar, esse cenário além de não gerar negócio, caminha ao sentido oposto do cooperativismo, por esse motivo para nós é tão importante existir esses momentos de interação direta com o cooperado”, ressaltou Heitor.
Percepções dos cooperados
“O mais relevante dessas ações é o network que se cria, a aproximação com outros cooperados, com a cooperativa, esse é o diferencial. Sobre o tema da apresentação, sou estudioso de economia, gosto bastante do assunto, então estou muito antenado com o mercado. Esses são os números do mercado, quem não está habituado ao mercado é importante que enxergue os números, consegue ter uma visão mais clara de investimentos a curto, médio e longo prazo, veja a inflação, a expectativa a longo prazo, traz um pouco mais de clareza para tomar as decisões. A experiência com a Cocre tem sido positiva especialmente no relacionamento, essa proximidade com a equipe, comparado com os grandes players do mercado, você perde um pouco da pessoalidade e na cooperativa consegue ter isso”. Edimilson Daniel Filho, representante da NJC, cooperado Cocre Store.
“A Cocre traz uma oportunidade imensa de aproximação e individualização das demandas do cooperado, coisa que não encontramos em instituições privadas. Temos o suporte de uma equipe de profissionais altamente preparados para nos auxiliar a identificar nossas necessidades e obter oportunidade de alavancagem financeira. Esse tipo de evento agrega muito e ajuda na tomada de decisões com mais subsídios e informações disponibilizadas. Além disso, é uma oportunidade que abre portas, pois os associados podem levar para outras pessoas”. Gilberto Carlos Felippe, diretor da Ucaf e membro da diretoria do Simespi, cooperado do Espaço de Negócios.
“Essa é a primeira vez que participamos de uma apresentação desse tipo. Foi uma experiência muito boa, ter a oportunidade de ficar a par de tudo o que está acontecendo no mercado e na cooperativa. Isso era uma coisa que as outras instituições não nos davam acesso, estamos muito felizes com tudo o que a Cocre está oferecendo, o atendimento é diferenciado e os gerentes nos tratam muito bem”. Aparecida de Lourdes Maestro da Silva e José Maria Cancilieri, cooperados Vila Rezende.