Nivaldo Camillo – Diretor Executivo da Cocre
Considero que falar de cooperativismo hoje é muito oportuno por conta do momento em que vivemos. O cooperativismo vem da palavra cooperação, e a cooperação é uma das coisas mais desejadas no mundo moderno.
Afinal, o cooperativismo nada mais é do que uma associação de pessoas que se juntam para compartilhar ideias de forma democrática, para que o benefício conquistado se estenda para a sociedade e para a comunidade em que estão atuando.
Hoje, as instituições financeiras estão trabalhando cada vez mais com o que ficou conhecido como “cashback”, que é basicamente o retorno de uma quantia. Mas, o que parece inovador já é algo que existe desde quando as cooperativas foram inventadas, porém, chamado de “sobras”. Todas as transações, como investimentos por exemplo, geram resultados. Esses resultados são as sobras, que no final de cada exercício são distribuídas aos cooperados.
Por fim, já que estamos falando de mercado financeiro e oportunidades no cooperativismo é fundamental citar a outra grande vantagem do cooperativismo que são as opções de atendimento. Quando falamos de transações e outros serviços envolvendo bancos, hoje, pensamos imediatamente no digital.
O Internet Banking veio com tudo e todas as instituições já migraram para aplicativos e sites. Seguindo essa tendência, as agências físicas estão fechando cada vez mais as portas. No cooperativismo, não!
Apesar de possuirmos toda tecnologia que precisamos, não desprezamos o “olho no olho”, por isso temos as nossas agências. Fazemos tudo que um banco tradicional e uma fintech faz, com o diferencial que já é característico do cooperativismo somado com o contato próximo, pessoal e personalizado.
Cuidar das pessoas é um dos pilares da cooperativa e da Cocre. Elas são o centro das estratégias da cooperativa. Independente se for no digital ou no analógico, as pessoas devem se tornar cooperadas porque elas se tornam donas da instituição. Recebem as sobras e ainda tem acesso a todas as linhas de crédito, produtos e serviços, com condições melhores.
E é assim que as cooperativas seguem sendo a melhor opção dentre todas existentes no mercado.