Cocre é eleita como a 2ª melhor cooperativa de crédito para se trabalhar no país

Pelo quarto ano consecutivo, a Cocre, cooperativa que integra o Sistema Sicoob foi eleita entre as melhores instituições financeiras para se trabalhar no Brasil, conquistando o 2º lugar pelo Great Place To Work (GPTW) edição instituições financeiras na categoria cooperativa de crédito – médias empresas. O resultado foi divulgado no último dia 26, durante cerimônia realizada na Casa Bisutti em São Paulo.

A classificação conquistada representa mais um importante marco na performance da cooperativa, que subiu duas posições em relação ao ranking de 2021, feito este que insere a instituição em um patamar seleto de destaque frente ao panorama nacional.

Segundo a superintendente de Gestão da Estratégia, Gislaine Xavier, a nova classificação atesta a efetividade dos processos e dos investimentos implementados pela Cocre voltados ao bem-estar e qualidade de vida do colaborador.
“Estamos muito felizes em podermos celebrar mais um ranking que coroa todo o trabalho de gestão realizado na cooperativa. Com foco nas melhores ações para energizar nosso pessoal e mantendo o cooperado no centro de nossas atenções, vamos continuar mudando o mundo”, destaca a superintendente.

Para o CEO, Nivaldo Camillo, o resultado reflete as boas práticas de valorização das pessoas que compõem a cooperativa.
“As pessoas são o centro da nossa atuação, pois entendemos que somente por elas é que os processos acontecem. A Cocre vinha crescendo e conseguindo se sustentar, porém, quando implementamos as políticas de valorização e bem-estar do colaborador, o retorno superou as expectativas, a cooperativa expandiu significamente a sua estrutura e passamos a contar com um time mais coeso e comprometido com os propósitos, que se tornaram defensores da imagem, marca e reputação da empresa de forma orgânica”, analisa o CEO.

Processo de avaliação

A premiação ‘Instituições Financeiras’ do ranking elaborado pela consultoria global Great Place to Work, foi estruturada em cinco categorias das quais as empresas foram classificadas de acordo com o número de colaboradores, sendo pequenas (de 1 a 99 funcionários), médias (100 a 999) e grandes (acima de 1 mil).
No total, a avaliação premiou 50 instituições, sendo 16 de serviços financeiros, 10 bancos, 10 seguradoras, 9 cooperativas de crédito e cinco financeiras.

A análise envolve duas etapas, sendo a primeira quantitativa que envolve entrevistas com os colaboradores e representa 75% da pontuação. Caso a empresa se enquadre nos padrões estipulados na fase anterior, ela passa pela segunda avaliação que engloba as práticas culturais que compreende os 25% da nota final.

Para o presidente do Conselho de Administração da Cocre, Evandro Piedade do Amaral, a classificação do GPTW demonstra a eficácia dos investimentos realizados pela cooperativa.

“Nos últimos anos, a cooperativa reformulou os processos operacionais, que contribuíram com o alcance de um alto nível de maturidade, com isso, identificamos a necessidade de fortalecer as ações para os colaboradores, que de fato são os que “constroem” diariamente a cooperativa. Com isso, intensificamos os investimentos em benefícios, capacitações, políticas de reconhecimento das boas práticas e desenvolvemos condições diferenciadas de trabalho, para garantir que as equipem tenham as melhores experiências aqui na Cocre e, consigam de alguma forma replicar isso aos nossos cooperados. Essas iniciativas se mostraram efetivas e têm auxiliado com o desenvolvimento sustentável e exponencial da empresa. O resultado do GPTW corrobora que estamos no caminho certo”, avalia o presidente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *