Nivaldo Camillo – Diretor Executivo da Cocre
A vida financeira para qualquer pessoa física já é bastante complexa: contas a pagar, salário para receber, compras a serem feitas, planilhas para administrar e mais uma enxurrada de responsabilidades que envolvem o dinheiro e, consequentemente, um suporte financeiro por parte de bancos ou cooperativas.
Agora imagine essa mesma enxurrada de responsabilidades para uma empresa, que além das contas a pagar, despesas, compras e planilhas para administrar, ainda têm funcionários, fornecedores, prestadores de serviços e mais uma série de necessidades que fazem com que o negócio funcione.
Independente de ser pequena, média ou grande empresa é fundamental que haja um respaldo financeiro para que a “máquina” funcione da melhor maneira possível. A partir daí entendemos que instituições financeiras são um ponto chave nas empresas e o cooperativismo de crédito segue sendo uma das melhores opções.
Vantagens do cooperativismo para as empresas
O cooperativismo, como já sabemos, diz respeito a um modelo que vai além dos negócios: é um estilo de vida que valoriza o desenvolvimento das pessoas e da comunidade, além de querer levar a justiça financeira a todos. Dentro das cooperativas não existe a necessidade de geração de lucro como nos bancos tradicionais, afinal, os “donos” das instituições são os próprios cooperados.
Com isso já podemos listar a primeira vantagem: facilidade de acesso ao crédito. Quando falamos de empresas é fundamental lembrarmos que um negócio tem muitas despesas e, por mais que o rendimento seja bom, a necessidade de manter as contas sempre em dia é superior a tudo. Por isso, qualquer imprevisto, ou mesmo por estratégia e necessidade de caixa, uma empresa pode precisar de crédito a qualquer momento.
E quando falamos em crédito, estamos falando em empréstimos. Nos bancos tradicionais, conseguir um montante de dinheiro emprestado pode ser um processo burocrático, demorado e com taxas de juros altas.
Na cooperativa não: o objetivo é ajudar os cooperados e com isso, não existe a necessidade de aumentar demais as taxas de juros ou de delimitar as possibilidades. Afinal, aquele cooperado que está emprestando dinheiro, também é dono da instituição!
Uma segunda vantagem de associar uma empresa a uma cooperativa é o suporte pessoal que elas oferecem. Independente da necessidade que aquele negócio tem no momento, as cooperativas oferecem a oportunidade de conversar sobre o assunto, desenhando os caminhos possíveis para ajudar.
Por mais que o digital seja importante hoje, o “olho-o-olho” nunca sai de moda e a cooperativa oferece as duas possibilidades ao cooperado. A proximidade que esse modelo de negócio propõe faz com que a situação da empresa seja enxergada de perto e, além de contar com ajuda de profissionais para resolver os problemas, ainda pode oferecer recursos melhores.
Além de facilidade no crédito e o atendimento personalizado, as cooperativas contam também com as famosas “sobras”. Elas dizem respeito ao valor distribuído entre os cooperados no final de cada exercício e que podem significar mais resultado para a empresa, afinal, é um valor em caixa que não era esperado.
Por fim, as cooperativas estão crescendo muito no mercado porque cada vez mais as pessoas enxergam as grandes vantagens que elas trazem ao associado. E esse movimento do cooperativismo tende a aumentar ainda mais.
Além dos benefícios, o cooperativismo ainda ajuda a comunidade em outros pontos, levando a justiça financeira a todos.
Depois disso, você consegue responder se a cooperativa de crédito é melhor opção para conta empresarial?