Como a pandemia nos ensinou a necessidade de controlar as finanças

Paulo Massarutto Diretor Administrativo Financeiro da Cocre

A pandemia da Covid-19 causa efeitos sociais, emocionais e econômicos que ainda vão repercutir por muito tempo na vida das pessoas. É o que mostra um estudo comandado por pesquisadores da Rede Clima. Eles integraram dados epidemiológicos a um modelo econômico e identificaram que os impactos das mortes devido ao Coronavírus poderão ser observados até 2050 na economia do Brasil.

O caminho até lá será longo, árduo e traiçoeiro. Por isso, se tem uma coisa que a pandemia deixou bem claro é que devemos aprender urgentemente a colocar em prática na nossa rotina a necessidade de controlar a nossa vida financeira para evitar contratempos.

Prática é exatamente a palavra-chave para esse momento. Como não se lembrar da famosa fábula dos Três Porquinhos, popularizada pelo escritor Joseph Jacobs. Nela, os personagens Prático (guarde esse nome), Heitor e Cícero se propõem a construir suas casas para fugir das intempéries que dormir ao relento traz.

Cícero, o mais preguiçoso entre os porquinhos, decide construir uma casa de palha e lama. Heitor, um pouco mais cuidadoso (mas nem tanto), constrói sua habitação com madeira, mas sem usar os pregos corretos. Somente Prático, o mais esperto, decide construir sua casa com uma estrutura sólida, com cimento, tijolos, pedra e vidro.

O restante da história é bem conhecido e podemos tirar algumas lições dele sobre as dificuldades que vivemos durante a pandemia. Um dia, quando nós menos esperávamos, o lobo surgiu, bateu na porta da casa de cada um e começou a soprar para derrubar aquilo que construímos com muito esforço.

Neste momento três tipos de pessoas foram reveladas: as desprevenidas, que viviam a vida como se não houvesse amanhã; as cautelosas mas displicentes, que até se preocupavam mas não conseguiam colocar em prática as ações necessárias para prevenção; e as preparadas, que gastaram tempo e se dedicaram muito para que quando a crise chegasse elas não fossem abaladas.

A crise chegou e levou, entre outras coisas, a uma queda generalizada da renda no País, segundo dados divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os números mostram que o rendimento médio mensal do brasileiro teve uma queda recorde em 2020 e atingiu 3,4%, o menor valor desde 2012.

As finanças de grande parte da população do país encolheram e, por isso, aprender a controlar receitas e despesas se tornou uma questão de vida ou morte para os 48% dos brasileiros que não controlam o próprio orçamento, segundo levantamento da CNDL/SPC Brasil. É importante entender que momentos de crise são os mais propícios para aprender com os erros e iniciar uma vida de educação financeira, de novas escolhas.

Desta maneira, como no conto dos Três Porquinhos, vai ser difícil, sua casa vai demorar muito mais tempo para ser construída. Você, como o porquinho Prático, muitas vezes verá as outras pessoas se divertindo enquanto se esforça para terminar o trabalho e controlar suas finanças, mas quando a crise chegar novamente – e vai chegar – sua casa estará firme e inabalável.